18/10/2021

#06 - Como ler e preparar uma redação no Enem?

Saber ler a proposta de redação é fundamental

A prova de redação do Enem também avalia a capacidade de leitura e interpretação das alunas e alunos. Para isso sugiro o seguinte roteiro, sobre o qual explico no vídeo ao final, aplicando-o à análise do tema de 2021.

O que não pode faltar:

  • LEITURA ATIVA DA FRASE-TEMA

  • LEITURA ATIVA DOS TEXTOS DE APOIOS

  • INTERPRETAÇÃO DO CONTEÚDO E CONTEXTO DOS TEXTOS DE APOIO

  • IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA: algo já foi feito? o problema continua? há sobre o problema? o que ainda pode ser feito? quais as possíveis causas sobre o problema?

  • PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: o que fazer? quem pode fazer? como pode ser feito? quais os resultados esperados?

Como elaborar proposta de intervenção

Pelos depoimentos de muitos alunos, percebemos que alguns revelam dificuldade em compreender o que é a tal proposta de intervenção. O verbo "intervir" origina-se do latim intervenire, que apresenta dois significados: atuar diretamente, agindo ou decidindo; emitir, expor sua opinião.

Nesse sentido, os candidatos devem propor intervenção que indique tomada de ações com suas prováveis soluções, sempre coerente com a discussão feita ao longo da redação. Para tanto, sugere-se que a proposta seja detalhada, apresentando-se os meios para realizá-la. Para elaborá-la, vale a pena responder às perguntas:

  • O que é possível apresentar como proposta de intervenção na vida social?

  • Como viabilizar?

  • Quais agentes ou instituições responsáveis pelo encaminhamento da proposta?

  • Quais os resultados esperados?

É claro que a banca não espera uma proposta como se fosse dada por especialista ou técnico na área. Contudo, o estudante deve recorrer aos conhecimentos desenvolvidos no Ensino Médio, indicar uma sugestão de intervenção solidária na realidade, respeitando os direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Sugere-se buscar propostas concretas, específicas e consistentes com o desenvolvimento de suas ideias, relacionando-a ao tema e articulando-a à discussão que desenvolveu em seu texto. Para isso o domínio dos mecanismos de articulação dos argumentos por meio da costura textual é essencial (leia mais em nosso texto específico no blog).

Ex:

educação, conscientização; legislação; fiscalização; políticas públicas articuladas em várias esferas (municipal, estadual e federal); participação social na elaboração de tais políticas; vários poderes envolvidos (Executivo, Legislativo e Judiciário, no que lhes é específico), etc.

O que pode ser tema no Enem?

Até hoje, os temas de redação apresentados no Enem, apontam para problemas que afetam grande parte do Brasil, já que a prova é nacional. Todos os conhecimentos adquiridos nas disciplinas dão aos alunos suporte para construir o conteúdo e desenvolver bons argumentos, de forma coesa e coerente.

Nos textos de apoio das propostas de redação no Enem você encontra várias informações que podem ser utilizadas, mas escritas com a sua linguagem. Não vale copiar! São infográficos, artigos de opinião, trechos de leis, etc.

Confira todos os temas desde a criação do Enem em 1998 para pensar nas possibilidades de novos temas. (baixe todas as propostas aqui):

  • Os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil. (2022 - Enem digital)

  • Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil (2021 - Enem impresso e digital).

  • Os desafios para diminuir as desigualdades entre as regiões no Brasil (2020 - Enem digital)

  • O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (2020 - Enem impresso)

  • Democratização do acesso ao cinema no Brasil (2019)

  • Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet (2018)

  • Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil (2017)

  • Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil (2016)

  • A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira (2015)

  • A publicidade infantil em questão (2014)

  • Lei Seca no Brasil (2013)

  • O movimento imigratório para o Brasil no século XXI(2012)

  • Viver em rede no século XXI (2011)

  • O trabalho na construção da dignidade humana (2010)

  • O indivíduo frente à ética nacional (2009)

  • Como preservar a floresta Amazônica (2008)

  • O desafio de se conviver com as diferenças (2007)

  • O Poder de Transformação da Leitura (2006)

  • O trabalho infantil no Brasil (2005)

  • Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação? (2004)

  • A violência na sociedade brasileira (2003)

  • O direito de votar (2002)

  • Desenvolvimento e preservação ambiental (2001)

  • Direitos da criança e do adolescente (2000)

  • Cidadania e participação social (1999)

  • Viver e Aprender (1998)

Ampliar o repertório cultural e desenvolver o senso crítico

Por mais que busquemos em nossos textos dar algumas dicas e refletir sobre o ato da escrita, sempre é bom lembrar a importância de exercitá-lo cotidianamente. Reforçamos o quão fundamental é o estudo dos aspectos gramaticais e linguísticos para domínio da língua, bem como a leitura dos mais variados textos para construção de um repertório de informações, argumentos, propostas e soluções para os problemas sociais.

Nos cursos de Produção Textual da Oficina da Palavra, sempre procuramos refletir sobre todos esses aspectos, propondo aos alunos que pensem sobre o ato e o processo da escrita de uma forma mais ampla. Reforçamos, também, a importância de se ficar "antenado" ao mundo e a tudo o que nos cerca, com um olhar curioso e crítico, pois são fatores fundamentais para a formação de bons escritores, não somente para os vestibulares, mas para a vida.

Quando se pensa sobre isso, percebe-se que o modelo de ensino embasado na “decoreba” tem-se revelado cada dia mais arcaico e insuficiente, o que nos remete à afirmação atribuída à Albert Einstein:

“a educação é o que nos resta depois de termos esquecido o que estudamos na escola”.

Para saber mais sobre outros elementos do processo da escrita e sobre mecanismos de costura textual, confira: os textos mais acessados do blog da Oficina da Palavra.

Anterior

#05 - A redação no Enem

Próximo

#07- A redação do vestibular UFSC/IFSC/IFC