#06 - Como ler e preparar uma redação no Enem?
Saber ler a proposta de redação é fundamental
A prova de redação do Enem também avalia a capacidade de leitura e interpretação das alunas e alunos. Para isso sugiro o seguinte roteiro, sobre o qual explico no vídeo ao final, aplicando-o à análise do tema de 2021.
O que não pode faltar:
LEITURA ATIVA DA FRASE-TEMA
LEITURA ATIVA DOS TEXTOS DE APOIOS
INTERPRETAÇÃO DO CONTEÚDO E CONTEXTO DOS TEXTOS DE APOIO
IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA: algo já foi feito? o problema continua? há sobre o problema? o que ainda pode ser feito? quais as possíveis causas sobre o problema?
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: o que fazer? quem pode fazer? como pode ser feito? quais os resultados esperados?
Como elaborar proposta de intervenção
Pelos depoimentos de muitos alunos, percebemos que alguns revelam dificuldade em compreender o que é a tal proposta de intervenção. O verbo "intervir" origina-se do latim intervenire, que apresenta dois significados: atuar diretamente, agindo ou decidindo; emitir, expor sua opinião.
Nesse sentido, os candidatos devem propor intervenção que indique tomada de ações com suas prováveis soluções, sempre coerente com a discussão feita ao longo da redação. Para tanto, sugere-se que a proposta seja detalhada, apresentando-se os meios para realizá-la. Para elaborá-la, vale a pena responder às perguntas:
O que é possível apresentar como proposta de intervenção na vida social?
Como viabilizar?
Quais agentes ou instituições responsáveis pelo encaminhamento da proposta?
Quais os resultados esperados?
É claro que a banca não espera uma proposta como se fosse dada por especialista ou técnico na área. Contudo, o estudante deve recorrer aos conhecimentos desenvolvidos no Ensino Médio, indicar uma sugestão de intervenção solidária na realidade, respeitando os direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Sugere-se buscar propostas concretas, específicas e consistentes com o desenvolvimento de suas ideias, relacionando-a ao tema e articulando-a à discussão que desenvolveu em seu texto. Para isso o domínio dos mecanismos de articulação dos argumentos por meio da costura textual é essencial (leia mais em nosso texto específico no blog).
Ex:
educação, conscientização; legislação; fiscalização; políticas públicas articuladas em várias esferas (municipal, estadual e federal); participação social na elaboração de tais políticas; vários poderes envolvidos (Executivo, Legislativo e Judiciário, no que lhes é específico), etc.
O que pode ser tema no Enem?
Até hoje, os temas de redação apresentados no Enem, apontam para problemas que afetam grande parte do Brasil, já que a prova é nacional. Todos os conhecimentos adquiridos nas disciplinas dão aos alunos suporte para construir o conteúdo e desenvolver bons argumentos, de forma coesa e coerente.
Nos textos de apoio das propostas de redação no Enem você encontra várias informações que podem ser utilizadas, mas escritas com a sua linguagem. Não vale copiar! São infográficos, artigos de opinião, trechos de leis, etc.
Confira todos os temas desde a criação do Enem em 1998 para pensar nas possibilidades de novos temas. (baixe todas as propostas aqui):
Os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil. (2022 - Enem digital)
Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil (2021 - Enem impresso e digital).
Os desafios para diminuir as desigualdades entre as regiões no Brasil (2020 - Enem digital)
O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (2020 - Enem impresso)
Democratização do acesso ao cinema no Brasil (2019)
Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet (2018)
Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil (2017)
Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil (2016)
A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira (2015)
A publicidade infantil em questão (2014)
Lei Seca no Brasil (2013)
O movimento imigratório para o Brasil no século XXI(2012)
Viver em rede no século XXI (2011)
O trabalho na construção da dignidade humana (2010)
O indivíduo frente à ética nacional (2009)
Como preservar a floresta Amazônica (2008)
O desafio de se conviver com as diferenças (2007)
O Poder de Transformação da Leitura (2006)
O trabalho infantil no Brasil (2005)
Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação? (2004)
A violência na sociedade brasileira (2003)
O direito de votar (2002)
Desenvolvimento e preservação ambiental (2001)
Direitos da criança e do adolescente (2000)
Cidadania e participação social (1999)
Viver e Aprender (1998)
Ampliar o repertório cultural e desenvolver o senso crítico
Por mais que busquemos em nossos textos dar algumas dicas e refletir sobre o ato da escrita, sempre é bom lembrar a importância de exercitá-lo cotidianamente. Reforçamos o quão fundamental é o estudo dos aspectos gramaticais e linguísticos para domínio da língua, bem como a leitura dos mais variados textos para construção de um repertório de informações, argumentos, propostas e soluções para os problemas sociais.
Nos cursos de Produção Textual da Oficina da Palavra, sempre procuramos refletir sobre todos esses aspectos, propondo aos alunos que pensem sobre o ato e o processo da escrita de uma forma mais ampla. Reforçamos, também, a importância de se ficar "antenado" ao mundo e a tudo o que nos cerca, com um olhar curioso e crítico, pois são fatores fundamentais para a formação de bons escritores, não somente para os vestibulares, mas para a vida.
Quando se pensa sobre isso, percebe-se que o modelo de ensino embasado na “decoreba” tem-se revelado cada dia mais arcaico e insuficiente, o que nos remete à afirmação atribuída à Albert Einstein:
“a educação é o que nos resta depois de termos esquecido o que estudamos na escola”.
Para saber mais sobre outros elementos do processo da escrita e sobre mecanismos de costura textual, confira: os textos mais acessados do blog da Oficina da Palavra.