#05 - A redação no Enem
A redação no Enem
No Exame Nacional do Ensino Médio - Enem - a redação de todos os candidatos é corrigida, independentemente do resultado alcançado na prova objetiva. Isso sinaliza para as escolas que se deve investir um peso grande na formação e no aperfeiçoamento da habilidade de leitura e escrita dos alunos. Afinal, a necessidade de saber escrever textos claros e concisos é primordial, tanto para o bom desempenho acadêmico e científico, em qualquer área do conhecimento, como para o pleno exercício dos direitos.
O gênero textual cobrado no Enem é a dissertação-argumentativa em prosa (leia nosso post específico sobre o assunto). Para tanto, o candidato deve produzir um texto a partir de uma situação problema e de subsídios oferecidos.
—————
Critério de avaliação do Enem
Cinco competências:
São avaliadas cinco competências, que valem de 0 a 200 pontos cada (1000 no total):
1- Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. (Esse é um diferencial do Enem).
———————
Acesse as provas anteriores do Enem.
Acompanhe as informações oficiais no portal e redes sociais do Inep e do MEC para saber outras notícias.