#01 - Como pensar a escrita no contexto dos vestibulares?

A redação no contexto do vestibular: o que você precisa saber?

A redação para vestibulares é um gênero de escrita artificial, pois só o escrevemos na escola e em processos seletivos para universidades. As provas de redação nesses contextos pretendem aferir dos candidatos sua competência linguística e sua capacidade de se posicionar sobre diversos assuntos, mesmo que seja em um espaço limitado de 30 linhas.

Portanto, não basta estudar a estrutura do texto ou a gramática do português. É fundamental acompanhar os acontecimentos da atualidade, sempre com olhar atento e crítico, para ter conteúdo sobre o que escrever.

O gênero textual mais cobrado em vestibulares é a dissertação argumentativa, mas podem ser pedidos outros como: artigo de opinião, carta argumentativa, narrativa, conto, crônica, resenha, resumo, entre outros. Assim, é fundamental conhecer as características e as provas anteriores dos institutos que organizam o vestibular em que você tem interesse, além de ler o edital do exame com atenção.

O que espera a banca examinadora?

Os membros das bancas que elaboram as propostas e corrigem as redações são, em geral, professores calejados na sala de aula ou em pesquisas na área da leitura e da produção de textos. Assim, partem do pressuposto de que a grande maioria dos candidatos são jovens recém-formados no ensino médio.

Grande parte das provas de redação procura avaliar a expressão escrita do candidato sobre determinado tema extraído de um título, imagem ou da leitura e compreensão de texto(s) oferecido(s) como motivação. Diante da(s) proposta(s) apresentada(s), cabe ao candidato examinar criteriosamente os aspectos que envolvem o tema e definir a melhor perspectiva de abordagem, mobilizando os recursos linguísticos que lhe permitam mostrar sua competência comunicativa nesta situação específica de produção: a redação de vestibular. Espera-se que o vestibulando não só identifique e desenvolva o tema proposto, mas também demonstre capacidade de organizar as ideias, estabelecer relações, fazer uso de dados/informações e elaborar argumentos.

Não se exige nas redações nada que requeira conhecimento prévio rebuscado sobre metafísica ou questões técnicas sobre determinado assunto. Julga-se se o candidato conhece o tema e se é capaz de apresentar uma redação razoável a respeito, bem como a sua iniciativa, prontidão de raciocínio e capacidade de usar a razão para dar respostas a situações novas.

Por este link, você acessa o texto em que falo mais sobre a Escrita para Vestibulares.

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