Redação no vestibular da UDESC

Quem vai prestar o vestibular da Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc-  pode acompanhar as notícias no site da instituição.  Por enquanto, todas as atividades estão suspensas devido às medidas de contenção do Coronavírus. De qualquer forma, neste post você pode conhecer as principais características da prova de redação da universidade estadual.

27_udesc_2014_3.jpg

Na prova de redação da Udesc, o gênero textual já é definido no edital.

O candidato deverá escrever uma dissertação sobre tema relacionado a atualidades e conhecimentos gerais e obras literárias indicadas do programa (confira aqui).

A Redação receberá pontos na escala de 0 (zero) a 30 (trinta) e a avaliação levará em conta os padrões normativos da Língua Portuguesa e a adequação ao tema proposto. A nota ficará numa escala de 0 (zero)a 30 (trinta).

Leia mais.

Os critérios de avaliação da Prova de Redação incluem:

  • Adequação à proposta (tema/tipologia – dissertativa argumentativa) 0,0 a 10,0

  • Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa/coerência e coesão0,0 a 10,0

  • Nível de informação de argumentação/Estilo e expressividade0,0 a 10,0

Além de abordar o tema proposto, a redação deverá demonstrar as seguintes habilidades:

- fluência, clareza, coerência e coesão linguística;

- ideias organizadas, em sequência lógica e coerentes;

- argumentos encadeados de forma coesa;

- relação entre os termos da oração e entre as orações no período;

- paragrafação correta;

- respeito às normas gramaticais e ortográficas em vigor; pontuação adequada;

- aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto.

De um modo geral, o ponto de partida para a escrita costuma ser uma imagem e um ou mais textos motivadores. Observando as últimas provas dessa estadual, dá para perceber que, para a escolha dos temas, a banca tem procurado estabelecer alguma relação entre atualidades e literatura, a exemplo da UFSC. Assim, é importante estar atento aos assuntos abordados nas obras literárias de leitura obrigatória. CONFIRA AQUI

Para não zerar a nota da redação, fique atento:

a) Não escreva a redação à lápis ou lapiseira. Utilize caneta esferográfica fabricada em material transparente de tinta azul ou preta.

b) Entregue a redação na folha oficial definitiva de resposta.

c) Atente para o limite mínimo de 20 e o máximo de 30 linhas.

d) Não escreva fora do tipo textual solicitado (dissertação).

e) Não escreva o texto em versos.

f) Fuga total do tema também será fatal: nota zero.

g) Plágio, nem pensar.

h) Não deixe nenhuma identificação sua (candidato) na folha oficial definitiva de redação: nome, assinatura, rubrica ou apelido .

________________________________________________________________________

Confira nossos vídeos do programa Além das Palavras. Neles comentamos sobre algumas das obras literárias cobradas no vestibular da UDESC, sobre seus contextos históricos e temas possíveis de serem abordados na redação.

Quer saber mais sobre outros aspectos importantes na produção de um texto? Confira nosso Podcast Costurando as Palavras com outras dicas sobre redação:

No Youtube, você nos vê aqui:

Fizemos uma seleção de outras publicações que podem te interessar. Acesse-as aqui

Tenha sempre em mente que os professores que corrigem as redações nos vestibulares possuem, em média, 3 minutos para ler cada texto. Por isso você tem pouco tempo para dar o recado com clareza, objetividade e correção.

Procure construir períodos curtos e na ordem direta (sujeito, verbo, complementos). Evite rasuras, espaços vagos entre palavras, e linhas em branco entre os parágrafos. Não se esqueça de dar um título ao seu texto e cuide da apresentação. De nada adianta uma redação fantástica se a letra for ilegível.

Capricho, pessoal!

Anterior
Anterior

A redação no vestibular da ACAFE

Próximo
Próximo

Construindo Pontes