Livros e obras para o vestibular da UFSC 2014 - 2015
A Universidade Federal de Santa Catarina já divulgou a lista de obras e autores para o Vestibular de 2015:
1 - Franklin Cascaes. O fantástico na ilha de Santa Catarina . UFSC (Coleção Repertório 2012 ou edição antiga volumes 1 e 2)
2 - Machado de Assis. Várias histórias. www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?id=136498
3 - Rubem Fonseca. Agosto. Saraiva de Bolso.
4 - Milton Hatoun. Relato de um certo oriente. Cia das Letras.
5 - João Cabral de Melo Neto. Melhores poemas. Global Editora
6 - Antônio Olivieri e Marco A. Villa (Org.) Cronistas do descobrimento. Ática
7 - Martins Pena. Juiz de paz na roça. www.dominiopublico.gov.br
8- Fernando Gabeira. O que é isso, companheiro? Cia das Letras.
Fonte: http://coperve.ufsc.br/proximos-vestibulares/
Além de sua leitura e análise serem cobrados nas questões de literatura, há alguns anos, a UFSC vêm explorando os assuntos abordados nos livros em outras disciplinas e como temas de redação.
No curso de produção textual da Oficina da Palavra, o elo entre a redação e a literatura também será assunto das nossas conversas. Exploraremos alguns temas possíveis para o vestibular de 2015, em seus variados gêneros.
E por falar em gêneros textuais, há uma variedade deles representados nas obras escolhidas. São narrativas fantásticas, com inspiração na linguagem popular, romance, contos, crônicas, poemas e textos teatrais.
O que já dá para perceber é que o pano de fundo histórico se destaca na maior parte dos livros deste ano. Entre os principais fatos, estão os 50 anos do Golpe Militar de 1964 e os 60 anos de morte de Getúlio Vargas. Não é à toa que entre as obras escolhidas estão O que é isso, companheiro?, de Fernando Gabeira, e Agosto, de Rubem Fonseca. A temática do autoritarismo também é abordada em Juiz de paz na roça, de Martins Pena.
Juntamente com o Prof. Marcelo Borret, do Curso de História Ágora, abordaremos o contexto histórico dessas obras literárias. Aguardem.
Sugestões para facilitar o estudo dos livros
-antes de iniciar a leitura, procure conhecer quem são os autores, o contexto literário no qual estavam inseridos, com quem dialogavam;
- busque informações sobre o momento histórico no qual a obra foi escrita para entender as influências sociais, econômicas e políticas vivenciadas pelo autor;
- faça uma primeira leitura para “saborear” o texto e buscar entender seu aspecto global;
- com a segunda leitura, procure compreender outros aspectos da obra, como o estilo do autor e os aspectos linguísticos do texto. Nessa leitura procure, também, se há algum aspecto da narrativa que se relacione a fatos e problemas contemporâneos;
- após a leitura, procure saber se as obras escolhidas já foram transpostas para o teatro e o cinema; embora se tratem de linguagens diferentes, o que não substitui a leitura integral (é bom que se frise), podem ser utilizadas para se conhecer um pouco mais sobre outros aspectos importantes dela.
É claro que dentre todas as obras você terá suas preferências, mas é importante estudá-las com o mesmo afinco.
Abraços e boa leitura!
Cyntia