Dicas para quem passou e para quem não passou no vestibular

17-para-quem-passou.jpg

Entrou na universidade? Novos desafios pela frente.

Ufa! Após uma maratona de provas, ler o nome na relação dos aprovados é uma sensação inesquecível. Abre-se a porta para um novo universo: o mundo acadêmico. O brilho nos olhos dos calouros é contagiante, pois é chegada a hora de conhecer o que existe além daquele nome de curso que figurou na ficha de inscrição. Para muitos, inicia-se a transição para a vida adulta; para outros, o começo de uma segunda ou terceira faculdade. É hora de reencontrar antigos amigos e de criar novos laços.

O novo espaço exige outra dinâmica de estudos com mais autonomia. É preciso ir atrás do conhecimento, não se contentar apenas com o de sala de aula, transpor os muros da universidade, colocar o saber produzido à serviço da comunidade.

O bom desempenho na redação do vestibular foi um pré-requisito para a entrada, mas apenas uma pequena parcela do que virá pela frente. O conhecimento científico produzido, em qualquer área do conhecimento, deverá ser expresso em textos claros, coesos, coerentes e concisos. Mais do que nunca, o aluno deverá demonstrar domínio sobre o assunto estudado e defender suas ideias com bons argumentos, em composições com muito mais do que as 30 linhas do vestibular. Novos tipos textuais farão parte do cotidiano: fichamentos, resumos, resenhas, artigos, relatórios, análises de gráficos, projetos de pesquisa e monografia.

Pensou que a dureza tinha acabado? O trabalho está apenas começando. Contudo, a dica permanece a mesma: continue lendo o mundo com olhos atentos e críticos, aponte o lápis, use o teclado, gaste a borracha, delete palavras, preencha linhas e linhas que serão riscadas, rabiscadas e reescritas até que o texto diga exatamente o que você quer dizer.  Mas não se esqueça: preserve o brilho nos olhos, a curiosidade e o senso crítico até o fim, pois isso fará toda a diferença.

17-para-quem-ano-passou.jpg

Não foi desta vez? É hora de balanço dos pontos fortes e fracos

Ainda não foi desta vez que alcançou a tão desejada vaga na universidade? Não desista. Ajuste a bússola rumo à nova jornada de estudos, recarregue as energias, confira a bagagem.  Inspire-se nos ensinamentos de Sun Tsu em "A Arte da Guerra" e faça um balanço dos pontos fortes e fracos. Trace sua estratégia de estudos; refaça as provas, consolide o conhecimento das disciplinas nas quais se saiu melhor, identifique suas dificuldades e concentre nelas seus esforços.

Dificuldades na redação? É hora de praticar mais. Aproveite as dicas do meu texto de ano novo e pratique mais a escrita:

"Exercite o olhar e a prática da escrita. Preste atenção no que está ao seu lado e nunca reparou. Habitue-se a escrever algumas linhas todos os dias sobre qualquer assunto. Tenha sempre um caderninho à mão. Podem ser aqueles de papel mesmo ou os eletrônicos com seus aplicativos de notas.  Escreva para desabafar, exorcizar seus fantasmas interiores, desilusões e problemas pessoais. Registre seus sonhos, desejos e planos. Redija como exercício de luta pelos seus direitos. Mostre sua indignação. Faça resumos sobre os principais acontecimentos da semana. Assista a filmes e registre por escrito a sua opinião sobre eles.Comece escrevendo o que vier à cabeça, sem preocupação com a gramática ou o estilo. Deixe as palavras fluírem. Somente quando o texto estiver no papel, será a hora da revisão. Produzir um texto é um processo trabalhoso, mesmo para os escritores mais experientes. Mas acredite: está ao alcance de qualquer pessoa disposta a ler o mundo com olhos atentos, a  apontar o lápis, a usar o teclado, a gastar a borracha, a deletar palavras, a preencher linhas e linhas que serão riscadas, rabiscadas e reescritas até que o texto diga exatamente o que se  quer dizer".

Cyntia Silva

Professora da Oficina da Palavra - Curso de Redação

Anterior
Anterior

Além das Palavras #04 - Poesia no cinema - com o cineasta Piu Gomes

Próximo
Próximo

Depoimentos de alunas e alunos