Novo ano e energias renovadas
Bendito quem inventou o belo truque do calendário,pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano-novoé que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça.Mário Quintana
31 de dezembro em nosso calendário gregoriano. Quase uma volta ao redor do Sol. Dia de balanço e construção de novos projetos. A mágica do tempo, essa invenção humana, nos reaviva as energias da mesma forma que o sono. Época propícia para renovar o banco de ideias e as fontes inspiradoras para textos e histórias.
Quem tem a oportunidade de dar essa parada pode aproveitar para exercitar o olhar e praticar a escrita. Preste atenção no que está ao seu lado e nunca reparou. Foi visitar os parente e voltou às origens? Observe tudo como se estivesse ali pela primeira vez. Habitue-se a escrever algumas linhas todos os dias sobre qualquer assunto. Tenha sempre um caderninho à mão. Podem ser aqueles de papel mesmo ou os eletrônicos com seus aplicativos de notas. Escreva para desabafar, exorcizar seus fantasmas interiores, desilusões e problemas pessoais. Registre seus sonhos, desejos e planos. Redija como exercício de luta pelos seus direitos. Mostre sua indignação. Faça resumos sobre os principais acontecimentos da semana. Assista a filmes e registre por escrito a sua opinião sobre eles.
Comece escrevendo o que vier à cabeça, sem preocupação com a gramática ou o estilo. Deixe as palavras fluírem. Somente quando o texto estiver no papel, será a hora da revisão. Produzir um texto é um processo trabalhoso, mesmo para os escritores mais experientes. Mas acredite: está ao alcance de qualquer pessoa disposta a ler o mundo com olhos atentos, a apontar o lápis, a usar o teclado, a gastar a borracha, a deletar palavras, a preencher linhas e linhas que serão riscadas, rabiscadas e reescritas até que o texto diga exatamente o que se quer dizer.
Um grande abraço e um ano-novo de forças renovadas.
Cyntia Silva
Professora da Oficina da Palavra – Curso de Redação