Oficina da Palavra - Curso de Redação

View Original

Resgate histórico: 13 de maio-NEP

O livro

 Em maio deste ano o 13 de MAIO-NEP completou 40 anos. 14 anos após concluir minha dissertação, decidi publicá-la pela Editoria em Debate - UFSC, por entender a atualidade do tema e por reconhecer o papel que essa editora vem desempenhando na divulgação de novos conhecimentos para estudantes, pesquisadores e leitores em geral. 

Resolvi estudar a trajetória do 13 de Maio-Núcleo de Educação Popular com várias questões em mente, que continuam atuais: como a educação pode contribuir com o processo de superação do capitalismo? Qual papel das formas escolar e não escolar nesse processo? Quais os limites dessas contribuições? 

A tarefa educativa insere-se no âmbito da luta de classes e abarca múltiplas áreas do conhecimento. Compreender o papel da formação política, numa perspectiva histórica de classe, vai muito além dos muros da universidade. Contudo, não se prescinde do rigor científico, pois há muito trabalho pela frente para nadar contra a maré.

O Núcleo de Educação Popular 13 de Maio – NEP nasceu (em 13 de maio de 1982) no bojo da reorganização das lutas operárias brasileiras no final da ditadura empresarial-militar e construiu seu trabalho de formação política em meio a grandes debates travados no campo da esquerda brasileira. Nesta obra tracei a trajetória da instituição que continua formando novos educadores populares com horizonte na emancipação da classe trabalhadora. Parti do contexto histórico-político-econômico da época e das concepções de educação que se colocavam na perspectiva proletária, para compreender a gênese do programa de formação política e da metodologia de ensino que constituem a identidade do 13 de Maio NEP.

Acredito que conhecer esta história pode nos inspirar a buscar saídas para o intenso refluxo e a desmobilização dos trabalhadores na atualidade.


O artigo

Publiquei artigo com mesmo nome do livro na coletânea Trabalho, capital e formação da classe trabalhadora*, também da Editoria em Debate e com organização do prof. Paulo Sérgio Tumolo. No texto apresento uma síntese da pesquisa.

*Trabalho, capital e formação da classe trabalhadora [recurso eletrônico] / Paulo Sergio Tumolo, organização. Neide de Almeida Lança Galvão Favaro ... [et al.]. – Dados eletrônicos. – Florianópolis : Editoria Em Debate/UFSC, 2019. 230 p. : tabs.