Oficina da Palavra - Curso de Redação

View Original

A cidade na cidade.

A cidade na cidade.
Foto de Cyntia Silva, feita em 2016, Florianópolis/SC.
1º lugar no concurso de fotografia do SINTRAJUSC, em 2021.

Nasci em Brasília-DF no ano de 1966. Cresci em uma cidade planejada com endereços que seguem a lógica das coordenadas geográficas. As desigualdades sociais também são meticulosamente planejadas. Ocupações urbanas, como acontecem em outras cidades, não são bem-vindas. Foram e seguem sendo expulsas do centro urbano para dar lugar à especulação imobiliária e estão explícitas até no nome. Ceilândia, uma das cidades-satélite do DF, por exemplo, traz em suas siglas CEI: Campanha de Erradicação de Invasões. Eufemismo para expulsão dos pobres do cartão-postal da cidade.

Já visitei outras cidades brasileiras mais velhas do que Brasília, mas hoje vivo em Florianópolis. É uma capital pequena que nos permite percorrer o Centro antigo a pé e encontrar a história viva. Flanar sem pressa e sem trajetos pré-definidos é umas das coisas que mais gosto de fazer, observando as pessoas, conhecendo lugares e fotografando. Talvez porque em Brasília as longas distâncias dificultem as caminhadas e a flanagem era difícil por lá.

Tenho inúmeros registros do Centro da Ilha de Santa Catarina com seus paralelepípedos e prédios antigos ao lado de outros modernos. A fachada de algumas casas são tombadas, como a desta foto que escolhi para participar do concurso do Sintrajusc*. Provavelmente alguns enxerguem apenas uma casa mal-cuidada e deteriorada pelo tempo e ataques de "vândalos com suas pichações".

Mas pra mim o que está escancarado ali é uma cidade que habita em outra cidade*. Uma está acima, que embora linda e carregada de história a ser preservada, é hoje valorizada pela gentrificação, especulação imobiliária e construção de locais descolados. A outra, contudo, carrega vozes de resistência política e artística que não se furtam de tingir as paredes com os gritos dos excluídos de ontem e hoje. São os gritos-silenciosos de uma cidade que abriga uma população de rua cada vez mais numerosa e sem qualquer perspectiva no horizonte a se manter o atual status quo.

Cyntia Silva, Florianópolis-SC, 9 de agosto de 2022.

  • Este tema volta em uma crônica publicada em Texturas nº5.

  • Sintrajusc: Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no estado de Santa Catarina.